ESTE É UM RESUMO SIMPLIFICADO DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO
MÉTODOS SINTÉTICOS OU ANALÍTICOS
MÉTODO SINTÉTICO: Estabelece uma corespondência entre o som e a grafia, entre o oral e o escrito, através do aprendizado letra por letra, ou sílaba por sílaba e palavra por palavra. Os métodos sintéticos podem ser divididos em três tipos: o alfabético, o fônico e o silábico.
No alfabético, o estudante aprende inicialmente as letras, depois forma as sílabas juntando as consoantes com as vogais, para depois, formar as palavras que constroem o texto.
No fônico, o aluno parte do som das letras, unindo o som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada.
No silábico, o estudante aprende primeiro as sílabas para formar as palavras.A aprendizagem corre o risco de acontecer de maneira mecânica. O método silábico vem sendo criticado por muitos.
Portanto é importante que o professor ou professora estejam atentos quanto sua postura.
MÉTODO ANALÍTICO: O método analítico, defende que a leitura é um ato global e audiovisual.
Partindo deste princípio, os seguidores deste método, começam a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores.
Este método pode ser dividido em palavração, sentenciação e global.
Na palavração, como o próprio nome diz, parte-se da palavra. Primeiro, existe o contato com os vocábulos em uma sequência que engolba todos os sons da língua e, depois da aquisição de um certo número de palavras, inicia-se a formação das frases.
Na sentenciação, a unidade inicial do aprendizado é a frase, que depois é dividida em palavras, de onde são extraídos os elementos mais simples: as sílabas.
No global, o método é composto por várias unidades de leitura que têm começo, meio e fim, sendo ligadas por frases com sentido para formar um enredo de interesse da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário